terça-feira, 8 de julho de 2014

A Copa das Copas

No começo da copa comprei uma bandeira grande e coloquei lá em cima, na laje. Veio a chuva forte, entortou o mastro que eu estava usando (um trilho velho de cortina) o quê me fez tirar a bandeira e achar um mastro mais forte (outro trilho de cortina, mas, dessa vez, com um cabo de vassoura dentro) e coloca-la de volta a tremular com o vento. Ou, como eu gosto de dizer "a bandeira sendo desfraldada pelo vento". Nas ruas todas as casas tinham uma bandeira do Brasil, todas as lojas tinham uma bandeira do Brasil. Alguns até pintaram ruas, cobriram o capô dos carros com bandeiras. E o quê era aquele hino? Eu devo admitir que me emocionava ao ouvi aquele coral imenso cantando o hino junto.

O hino devo admitir que é um caso a parte, uma história a parte pra mim. Sempre achei lindo o hino nacional. Minto, não só o nacional: todos os hinos, fosse o da Marinha, da Independência, da Bandeira, todos eles. A primeira vez que me emocionei com o hino foi alguns anos atrás, quando tive a incrivel oportunidade de ver a banda da Marinha Brasileira tocar ele e, em seguida, o hino da Marinha (aquele do "qual cisne branco que em noite de lua, vai navegando num lago azul..."). Admito, fui as lágrimas cantando junto com o coral. E agora, na copa, no Brasil. Véi, no primeiro jogo eu fechei os olhos, no jogo seguinte eu fiquei de olhos marejados. Devem me achar meio idiota por gostar dessas coisas. De ser patriota.

Oras. Temos por base achar "lindo" tudo que vem dos Estados Unidos e lá eles colocam a bandeira nacional nas varandas, cantam o hino TODOS os dias antes da aula, antes de eventos. Quem já assistiu as 500 Milhas de Indianápolis sabe do que eu falo, 300 mil pessoas de pé cantando o hino de seu país! E quem é de fora quietinho, só admirando. Mas brasileiro só gosta de copiar o quê é feio. Só copiamos a baixaria, os programas de televisão, a "cultura" pobre. Por que não copiamos isso também? Temos uma cultura riquíssima. Milhares de músicos Brasil afora cantando músicas em nossa língua, diversos autores lançando mensalmente centenas de livros de uma qualidade riquíssima e o quê valorizamos? O quê vem de fora. A mídia costuma dizer que temos uma cultura incrivel e bla bla bla. A Argentina (que ganhou duas copas) já ganhou um Oscar, o Uruguai (que também já ganhou duas copas) também. O Chile (que não ganhou copa nenhuma) já ganhou, pasme, um Nobel de literatura! Tudo bem, o futebol (e esporte duma forma geral) é importante. Mas a cultura também é. Mas a cultura ensina o povo a pensar, e isso não é bom pra grande mídia brasileira... porém não vou ficar falando de mídia.

Eu venho de um tempo em que se cantava o hino toda semana e, na semana da pátria se cantava todo os dias intercalando com o hino do município e o hino da bandeira! E se eu falar que nem faz tanto tempo assim? Não tem 20 anos. Não vou fazer discurso político ou coisa que o valha, não é lugar disso aqui. Mas, voltando ao hoje, depois do jogo fui lá na rua ver o movimento... todos que passavam por mim tinham um ar de velório. E eu entendo isso. Entendo sim. Quando meu Corinthians caiu pra série B do brasileirão eu senti esse tipo de dor. Esse tipo de comoção. Mas não deixei de ser corinthiano um só minuto, pelo contrario: no dia seguinte eu saí na rua com a camisa do Corinthians de orgulho. A derrota foi feia? Foi, horrivel. Nunca vi um time jogar tão mal assim na vida inteira, sério. Mas e daí? Tirando quem apostou muito dinheiro em bolão a vida do resto do mundo não muda. Os jogadores continuam ricos, a população continua tendo que se virar. A vida continua.

Comecei falando da bandeira, não é? Pois é, enquanto meus vizinhos, muito provavelmente, vão tirar as bandeiras eu vou deixar a minha lá. Tremulando e demonstrando o meu orgulho de ser brasileiro. Corrupção todo lugar tem. Violência todo lugar tem. Pobreza todo lugar tem. Não posso fazer quase nada pra ajudar outros países, mas o meu país eu posso fazer muita coisa. Posso eleger quem julgo ser mais honesto, posso não furar fila, posso não jogar lixo no chão. Infelizmente no Brasil ainda reina a hipocrisia... mas, isso fica pra outro dia. Hoje vou cantar a plenos pulmões "Dentre outras mil és tu, Brasil, ó pátria amada, dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil".

Nenhum comentário: