sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cinco Fases

Eu como bom poeta-pseudo-escritor-romancista tenho algo como uma especie de escala pra classificar o que sinto. Não, não é algo tão frio assim...


1ª Fase: Conhecer
Obvio, mas não é conhecer de saber nome, onde mora ou coisa do tipo, é conhecer no sentido de saber quando aquele "não é nada não" quer dizer muita coisa, é um pedido de socorro camuflado!

2ª Fase: Encantamento
Creio que, todo mundo que passou pela minha vida, já me encantou. Encantar é aquela coisa de gostar da compania da pessoa em questão. É gostar de ter ela por perto, é, como diria um conhecido meu, gostar de graça.

3ª Fase: Fagulha
É... se o encantamento por alguem cresce e começa a brilhar surge uma fagulha, é o início do sentimento, é o começo dos sorriso de canto, daquela coisa de sentir uma saudade mais acentuada de determinada pessoa, é aquele querer bem intenso e constante.

4ª Fase: Paixão
Se a fagulha for bem cuidada e alimentada ela vira fogo. E esse fogo é a paixão. Assim como o fogo de verdade, a paixão pode tanto construir quanto destruir um sentimento. Tudo vai depender do ajuste fino, que é algo incrivelmente complexo e eu jamais saberia contar aqui. É nessa fase que começam as primeiras divergencias, as primeiras crises de ciume e, se a paixão for correspondida, há grandes chances de chegarmos ao último estágio, que é a...

5ª Fase: Amor
Se a paixão chega nesse estágio, o fogo diminui. Não há aquela necessidade exagerada de se ter o ser amado por perto, pra um sentimento chegar nesse ponto é preciso que seja mutúo, se não é apenas uma paixão mal resolvida, ou, como dizem os "especialistas" um amor mal resolvido. Porém, havendo correspondência, quando nesse ponto o amor deixa de ser o "você é só meu", não se tem mais aquela necessidade exagerada de ter, apenas de sentir. Sentir o coração do outro bater mesmo distante milhas e milhas de distãncia... impossivel explicar o quê é o amor, e, creio que seja impossivel que ninguem compreenda também.



Enfim, só reforçando que isso é a MINHA visão (o que não é lá grande coisa) acerca dessa coisa tão "complexa" que é amar.

Nenhum comentário: